Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?

O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como mini-radares. Estes pêlos são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objecto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.

Porque a pomba branca simboliza a paz?

São duas histórias com raízes religiosas. Quando João Baptista estava baptizando Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba. A outra história diz que, após o dilúvio, Noé soltou um corvo e depois uma pomba. Do corvo não se ouviu mais falar e a pomba voltou porque não encontrou lugar para pousar. Uma semana depois, a ave foi solta novamente e voltou com uma folha verde de oliveira no bico. Isso era sinal de que já havia terra firma em algum lugar.
Como o branco simboliza virgindade, paz, harmonia, uniu-se a pomba à cor branca e assim surgiu o símbolo da paz.

Se a galinha tem asa, porque não consegue voar?

Na verdade, a galinha voa, mas seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo.

Porque o galo canta ao amanhecer?

Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem somente um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

Qual é o segredo dos encantadores de serpentes?

Todas as cobras, inclusive a naja, usada nas apresentações dos encantadores, são praticamente surdas. Quando o encantador abre o cesto onde a serpente está, ela se levanta porque costuma ficar com parte do corpo na posição erecta. O que desperta a curiosidade do animal é o movimento que o encantador faz com a flauta. Alguns encantadores passam urina de rato na ponta da flauta, o que atiça o faro da naja e ajuda a manter sua atenção.

Qual é a girafa mais alta que já se teve notícia?

A girafa mais alta de que já se teve notícia viveu em meados do século XX, num zoológico no Quênia, e chegava aos 5,8 metros de altura.

Para que servem os bigodes dos animais?

Os bigodes dos animais funcionam como um órgão sensorial. Esses pêlos longos captam as características do ambiente em que os animais estão. Por exemplo: no escuro, os bigodes voltam-se para a frente, os nervos capturam as informações sobre temperatura e as levam para o cérebro. Se captam calor, pode ser que haja outros animais por perto.

Os cangurus conseguem andar para trás?

Esses marsupiais não andam - nem para a frente e muito menos para trás – pois não movem uma perna independentemente da outra, a não ser quando nadam. Por isso, passam a maior parte de suas vidas saltando. Usam a cauda, grossa e pesada, como ponto de apoio para seus saltos. Ela poderia dificultar seus movimentos caso os bichos quisessem usar a marcha ré. Não acontece com frequência, mas é possível que o canguru salte para trás, especialmente se estiver em perigo.

Existe algum animal que não bebe água?

O coala, mamífero marsupial da Austrália, é um dos animais que não bebe água. Nos primeiros meses de vida, a cria, que nasce um pouco maior que uma abelha, vive dentro de uma bolsa no abdómen da mãe. Alimenta-se de leite e de uma secreção libertada pelo ânus materno. Quando o aparelho digestivo está formado, o coala passa a ingerir folhas, ramos e brotos de eucalipto, chegando a consumir até um quilo de alimento por dia. Esses animais não bebem água porque seus pratos favoritos contêm todo o líquido de que precisam. Outros animais, como a garça, a girafa, o rato e certas espécies de coelhos, também são capazes de retirar dos alimentos toda a água necessária para a sobrevivência.

É verdade que o caracol faz sexo só uma vez na vida?

Seu destino não é tão cruel assim. Os caracóis são hermafroditas e se reproduzem várias vezes durante a vida. As lulas são os únicos moluscos – filo em que estão classificados os caracóis, lesmas, mexilhões, ostras e polvos – que só fazem sexo uma vez e logo depois morrem. Nessa fase, elas até param de comer para que seu corpo esteja totalmente voltado para a reprodução.

Como funciona a "luz" do vaga-lume?

A luz dessa insecto, chamada de bioluminescência, serve para aproximar o macho e a fêmea. Ela se acende no abdómen. Sua produção depende de uma substância, a luciferina. Em contacto com o ar e com uma enzima (luciferase), essa substância produz uma luz amarelo-esverdeada.

Como as ostras fabricam as pérolas?

Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em Abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas.

Porque as pessoas rezam ajoelhadas e com as mãos unidas?

Na época das conquistas romanas, os derrotados nas lutas corriam em direcção aos vitoriosos, ajoelhavam-se e estendiam as mãos pedindo para serem acorrentados. Essa atitude de súplica difundiu-se na Era Cristã. Cristo era tido como o conquistador divino de todos os povos e os fiéis repetiam a atitude de humildade dos vencidos na hora de rezar.

O que é Pentecostes?

Pentecostes vem da palavra grega pentekosté e significa quinquagésimo. A Festa de Pentecostes acontece sete semanas depois da Páscoa - mais exactamente, 50 dias - e dura um dia. Inicialmente, na "Festa da Colheita", como era conhecida, os judeus ofereciam a melhor parte de suas colheitas a Javé. Depois, passaram a comemorar Pentecostes como a "Festa da Aliança" entre Deus e seu povo. No caminho dos judeus à Terra Prometida, no monte Sinai, o líder Moisés recebeu de Deus as tábuas com os 10 mandamentos.
Para os cristãos, essa festa simboliza a descida do Espírito Santo para falar aos apóstolos, a fim de que eles divulgassem suas mensagens a todas as pessoas. Foi nesse momento que a Igreja começou sua missão de evangelização do mundo. Assim, a Festa de Pentecostes celebra o nascimento da Igreja Católica.

Como surgiu a expressão advogado do diabo?

Essa expressão tem origem na Igreja Católica. Quando o processo de santificação tem início, o "advogado do diabo" é escolhido pelo Vaticano para investigar se os milagres atribuídos ao candidato são de facto verdadeiros.

Quanto tempo uma pessoa aguenta ficar sem dormir?

Experiências científicas revelaram que após quatro dias é impossível ficar acordado sem sequelas. Durante as ditaduras militares, esse era um dos métodos de tortura utilizados e acredita-se que pessoas morreram em ocorrência disso. Durante o sono ocorre a recuperação dos músculos e dos ossos, porque estimula a secreção de um hormona regenerativo, além de organizar o nosso lado emocional. Prova disso é o mau-humor e a irritação decorrentes de noites de insónia.

O que é sonambulismo?

O sonambulismo é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais frequência entre crianças de três a dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens nocturnas de um sono mais profundo para uma mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.

Qual é a velocidade de rotação da Terra? Porque não sentimos o movimento se o planeta gira tão rapidamente?

A velocidade de rotação da Terra sobre a linha do Equador é de 465 metros por segundo. Como estamos presos ao planeta pela gravidade, nos deslocamos no mesmo ritmo, assim como a atmosfera que nos envolve. Daí não percebermos tal movimento.

Porque existem as estações do ano?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto ao Sol do que o outro, produzindo padrões de clima regulares. Para a mesma época do ano, as estações se invertem nos hemisférios. Quando é verão no sul, é inverno no norte, e assim por diante. Se o eixo da Terra não fosse inclinado, não existiriam estações - apesar de o equador continuar mais quente do que os pólos - pois o Sol iluminaria a Terra de maneira uniforme.

E se a Terra parasse de girar?

O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objectos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.

O que existe no centro da Terra?

O núcleo terrestre é dividido em duas partes. O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilómetros abaixo da superfície. O núcleo interior começa a 5 mil quilómetros da superfície e tem, aproximadamente 2.800 quilómetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6000 ºC.

O que é um buraco negro?

Um buraco negro clássico é um objecto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape se iguala à velocidade da luz (299 792 458 m/s, equivalente a 1 079 252 848,8 km/h). Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro" (cor aparente de um objecto que não emite nem reflecte luz, tornando-o de facto invisível). A expressão "buraco negro", para designar tal fenómeno, foi cunhada pela primeira vez em 1968 pelo físico americano John Archibald Wheeler num artigo científico histórico chamado The Known and the Unknown, publicado no American Scholar e no American Scientist. O termo "buraco" não tem o sentido usual, mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos.

O que é o sol da meia-noite?

É um fenómeno que ocorre perto dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posições que se alternam de seis em seis meses. Nos pólos propriamente ditos, tanto o dia solar quanto a noite duram teoricamente um semestre. A passagem para o dia ou para a noite polar acontece nos equinócios - quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra.

O que é a aurora boreal, onde e quando ela acontece?

A aurora boreal é um fenómeno luminoso que acontece no pólo norte. Ela ocorre quando partículas carregadas electricamente, como eléctrons, são emanadas do sol. Ao chegar na Terra, elas são guiadas pelo campo magnético até os pólos, originando tal fenómeno. Quanto maior a actividade solar, mais intensas são as auroras. Vale ressaltar que elas só ocorrem nos pólos (a do pólo sul se chama aurora austral) e acima da atmosfera terrestre a cerca de 60 km de altitude.

O céu é visto com as mesmas constelações no mundo inteiro?

A posição das estrelas e constelações mudam de acordo com a hora e o local de observação. O céu fica diferente conforme a distância de um lugar a outro. Na mesma data e no mesmo horário, por exemplo, o céu de Roma não é o mesmo visto em Espargos. Também existem constelações no hemisfério norte que nunca veremos no hemisfério sul, como a Ursa Menor e a estrela Polar. Já as pessoas que estão no hemisfério norte não vêem o Cruzeiro do Sul.

Como se sabe a que distância caiu um raio?

Para se chegar a uma distância aproximada entre o ponto em que caiu um raio e o local onde você está, comece a contar os segundos no momento em que o relâmpago (luz do raio) for visto e pare quando ouvir o trovão (som do raio). Depois divida esses segundo por 3 e você terá a distância em quilómetros.

Qual é considerado o animal mais venenoso do mundo?

Devido ao seu veneno ser um dos mas potentes do reino animal, a rã de ouro ou Venenosa Dourada (Phyllobates Terribili), em relação ao peso e tamanho, é considerada o animal mais venenoso do planeta. De forma que o simples toque pode causar a morte. Os índios colombianos usam folhas para manusear o pequeno animal para poder impregnar suas flechas que permanecem letais para a caça por mais de dois anos. A rã de ouro habita a chuvosa selva tropical Chocoana da Colômbia e parte da fronteira com o Panamá. São rãs diminutas e seu tamanho nunca supera os 5 cm. Foram identificadas mais de 100 toxinas nesta rã, cujo veneno em destaque é a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos. A homobatracotoxina é extremamente rara na natureza, só sendo encontrada no pássaro Pitohui da Nova Guiné. Uma única rã de ouro tem homobatracotoxina suficiente para matar até 100 pessoas.

Como se pode pesar o Sol?

De acordo com Ednilson Oliveira, do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o que se pode calcular é a massa do Sol e não o seu peso. A forma tradicional se baseia na Lei da Gravitação Universal de Newton: sabendo-se qual é a distância entre a Terra e o Sol e a força de interacção entre ambos, é possível fazer o cálculo da massa deste astro. “Além disso, podemos obter sua massa (equivalente a 1,989 x 1030 kg) conhecendo seu volume (por observação) ou a quantidade de energia que ele emana para a Terra por segundo”, afirma Ednilson.

Como os cientistas sabem a temperatura das estrelas?

Por meio da observação de uma estrela é possível deduzir qual é a sua temperatura. O astrónomo Ednilson Oliveira explica melhor: "O espectro da luz que provém de sua superfície indica qual é a cor desta estrela e, dessa forma, sabemos sua temperatura". Uma estrela de cor branca, por exemplo, é considerada quente e tem temperatura da ordem de 25 mil graus Celsius. Já uma estrela vermelha é fria e sua temperatura gira em torno dos 3 mil graus Celsius.

Como acontece o movimento de rotação da Lua? Ela gira em torno do quê? Como estes giros influenciam as fases de seu ciclo?

A Lua tem uma rotação em torno de seu próprio eixo, que dura 27 dias, 7 horas e 33 minutos. Seu movimento ao redor da Terra leva o mesmo período para acontecer e, por conta disso, os observadores daqui vêem sempre a mesma face deste satélite. Quanto às fases que apresenta, trata-se de um fenómeno geométrico, que depende unicamente de sua posição em relação à Terra e do ângulo de incidência dos raios solares sobre ela. Neste aspecto, o ciclo tem uma duração de 29 dias, 12 horas e 44 minutos e não sofre nenhuma influência do movimento de rotação.

Quantos humanos já morreram no mundo?

Muitos historiadores trabalharam a fim de calcular quantos Homo Sapiens já passaram pelo planeta. Baseando-se no período do seu aparecimento na Terra - de 50.000 a 100.000 anos atrás - e na quantidade de homens que habitaram diferentes regiões durante toda a História, os estudiosos chegaram a números que variam entre 34 a 105 bilhões de habitantes. A imprecisão se deve à escassez ou total ausência de registros e documentos nalguns períodos. Actualmente, vivem no planeta cerca de 6 bilhões de pessoas.

Qual era a diferença entre piratas e corsários?

Os piratas atacavam por conta própria, ao contrário dos corsários, que actuavam em nome de um rei. Atacavam navios de países inimigos usando a bandeira do seu país e dividiam o saque com o rei, que ficava com a maior parte. Essa não era a regra geral, já que a maioria dos piratas era independente.

Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?

Normalmente, os navios negreiros transportavam entre 300 a 600 escravos. Os negros eram trancados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação. Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.

Porque quando estamos de pé, mas com o tronco tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?

Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.

Porque os pilotos camicazes usavam capacete?

Nos aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cockpits abertos. Mais tarde, já em cockpits fechados, eles tinham a finalidade de acomodar auscultadores e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal que os dirigia até seus alvos.