O que é o gelo seco?

O gelo seco é a forma sólida do gás carbónico derivado de outras substâncias. Para produzi-lo, é preciso primeiro comprimir o gás em tanques e resfriá-lo até 20 graus negativos para liquefazê-lo. Depois disso, toda a pressão é eliminada bruscamente e ele se expande. O gás que fica no tanque absorve calor e o líquido se solidifica a uma temperatura de 78,5 graus negativos. Em contacto com o ar, a substância desprende vapores.

Porque os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo?

Se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o voo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há imites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião
ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

Como era o nome completo de Pablo Picasso?

Seu nome completo era: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Qual é a maior palavra do mundo?

A maior palavra do mundo não existe! Veja porque: na língua alemã, os adjectivos e complementos unem-se aos substantivos, formando uma única palavra para designar um termo. Então, por maior que seja a descrição de determinado objecto (e consequentemente o tamanho da palavra), ela ainda poderá crescer mais, e mais, e mais. Segundo Maria Telles, assistente do Departamento de Ensino do Instituto Goethe, existe uma anedota, que diz ser a maior palavra do mundo "donaudampfschifffahrtsgesellschaftkapitänskajütentürschlüsselanhänger" - o que equivaleria a "chaveiro da chave da porta da cabine do capitão da Companhia de Navegação a Vapor do Danúbio". Mas e se o chaveiro fosse azul com bolinhas amarelas?

Qual a origem do cê cedilha?

O Mestre em Língua Portuguesa Carlos Moreno, do site “Sua Língua”, afirma que o cê cedilha foi criado na Espanha. Segundo ele, alguns textos escritos em espanhol arcaico, apresentam o encontro consonantal CZ. Com o tempo, o Z deste encontro transformou-se numa perninha colocada sob o C, designando o mesmo som. O próprio nome “cedilha” remete a esta origem: ele é um zê diminuído. O zê no espanhol antigo era chamado de “zeda” ou “ceda” (mais o sufixo diminutivo “illa” – “ilha” em português). Carlos Moreno afirma que na versão original do livro Dom Quixote, escrita em 1605 por Miguel Cervantes, o nome do escudeiro aparecia como Sancho Pança. O português adoptou a letra no século XV e a utiliza apenas antes das vogais A, E e O, no meio de palavras, para representar o som do S. O romeno e o turco moderno também adoptam o sinal.

Quais foram os livros mais vendidos no mundo?

O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.

Existe algum idioma em que a escrita seja feita de cima para baixo?

Tanto a escrita chinesa quanto a japonesa são feitas de cima para baixo e da direita para esquerda. As duas são bastante complexas, em especial a da língua japonesa. Ela possui três alfabetos: o hiragama, o katakana e o kanji.

Como foram inventados os acentos gramaticais?

Os acentos gramaticais foram criados por Aristófanes de Bizâncio, o primeiro bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, alguns séculos antes de Cristo. Foi na língua grega que ele introduziu tanto os acentos quanto sinais de pontuação, que posteriormente seriam assimilados pelo latim. Principalmente entre os religiosos, estes artifícios tiveram grande aceitação e foram amplamente empregados, pois permitiram que se estabelecesse entoações específicas nos cantos bíblicos.

O que foi o caso Watergate?

Em 17 de Junho de 1972, cinco homens invadiram a sede do Partido Democrata dos Estados Unidos, que ficava no edifício Watergate, em Washington. Dois homens ligados ao presidente Richard Nixon foram acusados por escuta ilegal e arrombamento. Naquele mesmo ano, Nixon disputava a reeleição pelo Partido Republicano. Dois repórteres do jornal The Washington Post, por meio de uma misteriosa fonte apelidada de "Garganta profunda", acabaram descobrindo o envolvimento do presidente americano no caso.

Como surgiu o desenho animado?

O inventor da animação de filmes foi o belga Joseph Plateau. Em 1832, ele criou o fenacistoscópio, um disco com figuras dispostas em torno do centro que parecem movimentar-se quando o mecanismo é girado. Esse mecanismo, usado ainda hoje, apresentava uma rápida sequência de desenhos em diferentes estágios, criando a ilusão de um único desenho em movimento.

Qual é a diferença entre crocodilo e jacaré?

O crocodilo tem o focinho magro e pontudo. Quando ele está de boca fechada, o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é maior que os outros e fica para fora. A cabeça do jacaré é mais longa e arredondada. O comprimento do corpo de ambos pode variar de 1,5 metro até 6 metros. Embora habitem o mesmo tipo de ambiente, os pântanos, os dois animais não convivem. No Brasil, há apenas jacarés.

Porque quando a lagartixa perde o rabo, outro nasce no lugar?

A lagartixa tem um grande poder de regeneração, associado a vértebras que se fracturam facilmente. Para se defender de predadores, ela é capaz de soltar o próprio rabo ao menor estímulo. Ele permanece espontaneamente em movimento (por determinado tempo) e atrai para si a atenção do inimigo. Passado o acidente, o pequeno animal começa a reconstituir o rabo, que o auxilia na locomoção, apoio e defesa.

Como é feita a digestão das cobras?

A digestão das cobras é semelhante à da maioria dos animais. Os sucos gástricos agem sobre os alimentos ingeridos, possibilitando a absorção dos nutrientes pelo corpo e a eliminação do que não for aproveitável. No caso das espécies venenosas, o veneno também actua como digestivo. Existem mais de duas mil espécies de cobra conhecidas e seu “cardápio” é bastante diversificado. Há as que comem lesmas, roedores, morcegos, outras cobras, ovos e animais de grande porte. A sucuri, por exemplo, é capaz de engolir uma capivara inteira. Depois disso, ela passa algumas semanas em repouso, sem se alimentar de absolutamente nada, até que a digestão da grande presa seja concluída.

Um peixe de água salgada vive na água doce? E um peixe de água doce, vive em água salgada?

Não. Os líquidos que circulam no corpo dum peixe de água salgada têm aproximadamente a mesma quantidade de sais da água do mar. Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos de seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir.
E se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água e ele perderá líquido até ficar desidratado.

Os peixes dormem?

Não exactamente. Eles apenas alteram estados de vigília e de repouso. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos. Como não têm pálpebras, seus olhos ficam sempre abertos. Algumas espécies se deitam no fundo do mar ou rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem comidos enquanto descansam.

Qual a diferença entre camelos e dromedários?

Não confunda os dois. Apesar de ambos terem duas bossas (também chamadas de corcovas), no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais simples distingui-los, diz-se que o dromedário tem uma bossa e o camelo, duas. O dromedário é dócil e a gente pode montar nele com facilidade.

Porque se põem ferraduras nas patas dos cavalos?

O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, protegido por um casco, que é uma unha córnea. Na Antiguidade, os cavalos não eram ferrados e, como os cascos se desgastavam depressa, os animais não podiam trabalhar por muito tempo. Por volta do século X, no Ocidente, passaram a colocar as ferraduras, cujos cravos se enterravam na parte morta do casco. E o costume se espalhou.

Porque os morcegos dormem de cabeça para baixo?

Porque assim fica mais fácil alçar voo. As asas desse mamífero são, na verdade, seus dedos revestidos de pele; são um prolongamento do corpo e das pernas do animal. E o sangue não vai para a cabeça do bichinho pois ele tem um sistema da válvulas que regulam a pressão sanguínea.

Porque as orelhas do elefante são tão grandes?

As orelhas grandes servem para refrescar o elefante. Quando o sangue quente passa pela grande superfície das orelhas, ele recebe a rajada de vento e sofre uma queda de temperatura. Para ajudar no resfriamento, o animal também abana as orelhas.

Porque as baleias encalham na praia?

As baleias que encalham em geral já estão mortas ou bastante debilitadas. O motivo costuma ser a presença de parasitas nos ouvidos. Eles geram distúrbios no labirinto (ouvido interno) dos animais e, assim, prejudicam sua capacidade de orientação espacial, levando-os muitas vezes a águas rasas. É comum o animal voltar a encalhar, mesmo depois de libertado. Com menor frequência, algumas espécies de baleias – como orca, cachalote e baleias brancas – podem encalhar por conta de variações no campo magnético terrestre. Estas espécies têm um sistema de orientação que as posiciona de acordo com o campo magnético da Terra, o que possibilita, por exemplo, a ocorrência das migrações. Mas quando há variações neste campo magnético os animais se desorientam e podem encalhar em massa.

Porque a mula não pode ter filhos?

A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o burro. Isso significa que ela não é nem uma coisa e nem outra.
Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozóides.Devido ao facto do cavalo possuir 64 cromossomas, enquanto que o burro possui 62, resultando em 63 cromossomas, as mulas são quase sempre estéreis. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registados.

Como os ratos conseguem andar nas paredes?

A planta das patinhas deles têm pequenas saliências, as calosidades plantares ou ampolas adesivas. O jogo das garras e dessas protuberâncias permite ao animal encontrar um ponto de apoio eficaz nas reentrâncias e saliências que, embora invisíveis aos nossos olhos, se espalham pelas paredes. O animal não consegue andar em paredes perfeitamente lisas.

Qual é a diferença entre geléia real e própolis?

A geleia real da qual a abelha rainha se alimenta é uma secreção natural das abelhas mais jovens. Essa secreção é rica em proteínas, carbohidratos, vitaminas e lipídios. A geleia também tem substâncias capazes de regenerar células mortas, o que garante a longevidade da rainha. Com acção anti-inflamatória e cicatrizante, a própolis é usada pelas abelhas para fechar as fendas da colmeia.

Porque a abelha morre ao picar uma pessoa?

A abelha operária, encarregada da protecção da colmeia, tem um ferrão com pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar. Por causa das farpas, a parte posterior do abdómen, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele da pessoas e a abelha morre. Já ao picar insectos, a abelha consegue retirar as farpas da vítima e sobrevive.

Se o mosquito voa, porque tem tantas patas?

Mesmo voando o mosquito precisa de pernas para se apoiar no substrato, caminhar e até identificar estímulos mecânicos e químicos (as moscas, por exemplo, sentem com as pernas o gosto dos locais por onde caminham). Em relação à quantidade, trata-se de uma consequência da evolução. Os primeiros insectos tinham seis pernas e provavelmente apareceram a partir de um grupo de artrópodes com muito mais do que isso.

Qual é a utilidade da barata e porque dizem que seria indestrutível a uma explosão nuclear?

Na cadeia alimentar, a barata alimenta-se de alguns insectos e é a presa de outros insectos e lagartos. Por provar todo e qualquer alimento antes de ingerir, é muito difícil que ela seja envenenada. Quanto ao facto de sobreviver a ataques nucleares, o americano David George Gordon, autor de um livro que discute o comportamento deste insecto, acredita que isto seja uma grande lenda. De acordo com ele, a barata pode suportar grandes níveis de radiação (da mesma forma que outros animais, como o peixinho dourado de aquário), mas daí a dizer que sobreviveria a um ataque nuclear, na opinião dele, seria exagero.

Porque as joaninhas têm pintinhas?

"É uma questão de evolução", afirma Pedro Gnaspini, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. "Às vezes as coisas simplesmente aparecem, e acabam se mantendo nos animais, por mero acaso ou por selecção natural, quando existe uma importância", explica. Como muitos animais perigosos têm cores berrantes, a joaninha finge que representa perigo com o colorido de seu corpo. As tonalidades costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica, veneno, mordida forte, etc... Por isso "os bonzinhos imitam os malvados para se defender", finaliza Gnaspini.

É verdade que apenas as fêmeas dos mosquitos sugam o sangue das pessoas?

Sim, apenas as fêmeas sugam sangue. Elas fazem isso somente depois de copular, a fim de utilizar o sangue para gerar os ovos. Já os machos, alimentam-se de seiva e néctar.